FANDOM

Burro(em inglês Donkey) (22 de abril de 2001) é um personagem fictício da série de livros e filmes Shrek. Sua voz é feita por Eddie Murphy nos Estados Unidos, Mário Jorge Andrade no Brasil e Rui Paulo em Portugal.

Burro
Nome original Donkey
Língua original Inglês
Nascimento 22 de abril de 2001
Origem EUA
Sexo masculino
Espécie burro
Dublagem Eddie Murphy

Mário Jorge Andrade
  Rui Paulo

Filme(s) ShrekShrek 2Shrek TerceiroShrek Para Sempre
Série Shrek

Personalidade Editar

O que o Burro mais gosta de fazer é cantar e conversar — normalmente incomodando qualquer um com sua tagarelice, pois não pára de falar. Tem uns enormes dentes.

Também adora doces. Dentre eles parfaits, bolos, waffles, suflê de coco com calda de mangae torta holandesa com canela. Sua paixão pelos doces se estende aos nomes de seus filhotes: os machos se chamam Jabuticaba, Paçoca e Torone Montervegine ; as duas fêmeas são Coco e Debbie.

Sofre com muitos problemas: acrofobia, daltonismo, hipocondria, covardia, propensão a ter um ataque de pânico numa situação de emergência, extrema impaciência, ingenuidade.

Assim como todo burro, ele tem muita força nas pernas, que são freqüentemente usadas em cenas de luta.

Participações Editar

Shrek Editar

O Burro sofria com uma vida de abusos. Era constantemente ridicularizado pelas pessoas, até que, literalmente, correu para o ogro Shrek. O monstro o defende de um grupo de guardas armados. Ele expressa sua profunda gratidão e toma gosto por Shrek imediatamente e passa a segui-lo entusiasmado.

No resgate da princesa Fiona, que estava adormecida num castelo, sendo guardada por umdragão. Foi aí que o Burro conheceu sua futura companheira, "Dragão" - um dragão fêmea que ficou loucamente apaixonado por ele imediatamente após o encontro dos dois e após a enorme confusão que causou no castelo.

Também ajuda no romance de Shrek e Fiona. Sua contribuição acaba se transformando em confusa e incerta a paixão, mas, no fim, os dois terminam juntos.

Shrek 2 Editar

As dificuldades no relacionamento com Dragão e um senso de aventura fizeram com que Burro acompanhasse Shrek e Fiona no regresso aoreino "Tão Tão Distante". É também nesta edição da série que ele disputa a atenção do ogro com o Gato de Botas.

Quando Shrek rouba a poção da "Felicidade para sempre" da Fada madrinha, o Burro é o primeiro a testá-la para mostrar sua devoção ao monstro. Em seguida o animal roto se torna um garanhão, ele passa até o fim do filme com esta aparência. Com isso ajuda Shrek a derrubar os planos da Fada madrinha.

Numa cena após os créditos do filme, chega Dragão, subitamente, em "Tão Tão Distante" e os dois têm um feliz encontro. Dragão também tem uma grande surpresa para o Burro. Eles tiveram juntos seis filhotes, os "Dragonkeys" - metade burro, metade dragão.

Shrek Terceiro Editar

Nesta edição Burro curte sua paternidade, mas ainda é o primeiro e melhor amigo de Shrek. Quando "Tão Tão Distante" estava precisando de um rei, ele se aventurou com o ogro na busca de um primo de Fiona - Artur Pendragon, conhecido simplesmente como "Artie" onde mora.

No transporte mágico de volta a "Tão Tão Distante", o Burro e o Gato de Botas, acidentalmente, trocam de corpo entre si.

Shrek Para Sempre Editar

No último filme da franquia, Burro e o Gato de Botas ajudam Shrek a desfazer o contrato de Rumpelstiltskin, e recuperar o amor da princesa Fiona.

Trívia Editar

  • Steven Spielberg (co-fundador da DreamWorks e produtor executivo de Shrek) queria que seu amigo Steve Martin fizesse a dublagem do Burro.
  • O Burro apareceu pela primeira vez numa série de TV da DreamWorks intitulada Father of the Pride. O episódio chamado "Burro" trazia o próprio como um conceituado ator de Hollywood.
  • Os produtores tinham a intenção de transformar Dragão em uma linda égua cor-de-rosa para coincidir com a transformação do Burro em um belo garanhão em Shrek 2.

Dublagem Editar

Dublagem Original Dublagem no Brasil Dublagem em Portugal
Eddie Murphy Mário Jorge de Andrade Rui Paulo