FANDOM

Eddie Murphy é o dublador de Burro na série Shrek.

BiografiaEditar

Em 1980, aos dezenove anos de idade, pouco depois de se graduar no ensino médio, participou do pro
Eddie Murphy David Shankbone 2010 NYC

Eddie Murphy

grama da NBC Night Live. Na temporada de 1983-1984, Murphy salvou o programa que apesar de contar com figuras como John Belushi e Chevy Chase, não alcançava boas audiências, depois de apenas 2 temporadas, Eddie Murphy já era grande demais para a televisão, e abandonou o programa para poder consolidar sua carreira como ator de cinema. Em 1984 foi premiado com um Grammy por seu álbum de comédia intitulado Eddie Murphy:Comedian de 1983. Murphy fez uma quantidade enorme de sucessos no gênero de comédia, mais que qualquer outro comediante, incluindo a bem-sucedida série Beverly Hills Cop(conhecida no Brasil como Um Tira da Pesada e em Portugal como O Caça Polícias), Coming to America(Um Principe Em Nova York), The Nutty Professor (O Professor Aloprado/Chanfrado) e Dr.Dolittle. Murphy foi indicado ao prêmio Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical por sua performance nos filmes Beverly Hills Cop, Trading Places ('Trocando as Bolas / Os Ricos e os Pobres) e The Nutty Professor. Em 2007, ganhou o prêmio Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante pelo filme Dreamgirls.

Murphy também é reconhecido como ator de voz (dublador), fazendo a voz do burro falante na trilogia Shrek e do dragão Mushu no filme da Disney, Mulan. Murphy tem a distinção de ter estrelado em mais continuações do que qualquer outro ator de Hollywood. Tal lista inclui os filmes: Beverly Hills Cop II (1987), Another 48 h. (1990), Beverly Hills Cop III (1994), Dr. Dolittle 2 (2001), Nutty Professor II: The Klumps (2000), Shrek 2 (2004), Shrek The Third (2007) e Shrek Forever After (2010).